Água abaixo

O rompimento da barragem de Algodões I, no Piauí, que provocou pelo menos uma dezena de mortes, duas dezenas de desaparecidos e centenas de desabrigados, está longe de ser uma tragédia isolada. Segundo o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e a Associação Brasileira de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), ano passado, houve 70 casos semelhantes. Dois deles com grande repercussão: o da Usina Hidrelétrica de Espora, em Goiás, em 30 janeiro, e o da Hidrelétrica Rondon 2, em Rondônia, em 9 de janeiro.

Sem plano
Diante dos sucessivos acidentes, a CBDB e a ABMS apresentaram, em dezembro de 2008, o documento Recomendações de Interesse Público sobre a Gestão da Segurança de Barragens no Brasil, advertindo para a possibilidade de novos rompimentos de barragens, caso o país não adotasse, em regime de urgência, um programa nacional de segurança de barragens. As entidades lembram que, segundo o Mapeamento dos Espelhos D”água do Brasil, elaborado pelo Ministério da Integração Nacional, o Brasil tem cerca de 15 mil reservatórios e espelhos d”água com cerca de 20 hectares e volume superior a um milhão de metros cúbicos, No entanto, como o país não tem um programa nacional de segurança de barragens, os casos de rompimento parcial ou total de reservatórios continuam a se repetir.

Carpas
O funcionamento da Estação Tratamentos de Esgotos (ETE) da Alegria, no Caju, a tecnologia empregada e as etapas que envolvem o serviço poderão ser conferidos no Centro de Visitação Ambiental da ETA, que será inaugurado nesta segunda-feira. “Estamos dando prosseguimento a nossa política de responsabilidade social e ambiental, divulgando para a sociedade o compromisso do estado com o meio ambiente”, afirma Wagner Victer, presidente da Nova Cedae, companhia de saneamento do Estado do Rio de Janeiro.
Para demonstração da qualidade do serviço prestado, o centro conta com um aquário de 18 mil litros de água oriunda do Tratamento Secundário da Estação Alegria, que reduz em 98% a carga poluidora do esgoto tratado. No aquário, vivem dezenas de carpas. A ETE trata o equivalente a um Maracanãzinho de esgoto por dia.

Nova fase
A associação entre a Mongeral Seguros e Previdência e a multinacional Aegon foi aprovada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A seguradora mais antiga do país, com 174 anos, passa a se chamar Mongeral Aegon. “Em cinco anos, o objetivo é tornar a companhia reconhecida como uma das cinco maiores do país em vida e previdência”, diz o presidente Helder Molina.
A Mongeral está entre as dez maiores em receitas de previdência no ranking das seguradoras independentes. Com a matriz em Haia, na Holanda, a Aegon está presente em cerca de 20 países, atuando em seguros de vida, previdência e investimentos financeiros, com 40 milhões de clientes, cerca de 31 mil funcionários e ativos sob gestão de aproximadamente R$ 1 trilhão.

Lupi twiteiro
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, aderiu à moda do twiter. Os seguidores que se inscreverem no htp://twitter.com/TrabalhoGovBrt terão acesso a dados como estatísticas de emprego, oportunidades de vagas no Sine e em cursos de qualificação, dicas de legislação trabalhista e a agenda do ministro. Em tempos de recessão mundial, espera-se que às boas e às más notícias.

Motorizado
Em razão da grande procura pelos lotes do leilão de 450 veículos que o Detran-RJ – que serão realizados de segunda a quinta-feira – neste sábado haverá visitações públicas extras aos quatro pátios nos quais os veículos estão guardados. Os carros, motos e utilitários poderão ser vistos, das 9h às 16h, nos seguintes depósitos: Duque de Caxias (Rodovia Washington Luiz 13.105), Curicica (Estrada da Curicica 1.164), Niterói (Rua Desidério de Oliveira s/n°, São Lourenço) e Itaboraí (Avenida Portugal, lotes 01 ao 32, Três Pontes).

15 minutos
Tão rapidamente como surgiu, a Gripe A desapareceu das manchetes e repousa – de forma mais adequada – nas pequenas notas das páginas internas.

Artigo anteriorBucólico
Próximo artigoEspeculação dupla
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.