Turista interno

Metade dos cariocas nunca foram ao Pão de Açúcar e 40% não conhecem o Corcovado. É o que mostra pesquisa sobre os hábitos e conhecimentos sobre turismo do morador do Rio de Janeiro feita pela Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, com o apoio da Planet Work. Feita no final de abril, com 1,5 mil cariocas (35% da Zona Norte, 40% da Sul e 25% da Oeste), a pesquisa mostra que conhecidas são as praias (80%) e a Quinta da Boa Vista (75%).

Ao mar
A pesquisa mostra que o sonho de consumo turístico de 45% dos cariocas é fazer um cruzeiro; 30% gostariam de viajar aos Estados Unidos; 20%, à Europa; e 5% escolheriam a Argentina. Mais da metade dos pesquisados (55%) nunca se hospedou em hotel. Ao se perguntar sobre o hábito de viajar, viu-se que 65% já viajaram, principalmente para outros municípios do Rio (50%); 30% foram para outros estados do Brasil; e 20%, para outros países. A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner.

Começo
Flavio Decat de Moura, ex-presidente da Eletronuclear, estará nesta terça-feira – cedo – na Eletrobrás, onde se reunirá com responsáveis pela área de distribuição da estatal. Nos corredores, dá-se como certo que ele assumirá – não se sabe ainda se como diretor da Eletrobrás ou presidente de uma empresa criada para este fim – o setor de distribuição de energia no Brasil. Por trás de tudo, a mão da ministra Dilma Roussef.

Propósito
Já em Furnas, Antonio Pádua deve comandar a Madeira S/A, sociedade de propósito específico (SPE) criada para a construção das hidrelétricas no Rio Madeira.

Servidor
A 2ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro desobrigou os fiscais de renda do município do Rio de Janeiro a descontar a contribuição sindical para o Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sisep). Segundo o advogado que acompanhou a causa para a Associação dos Fiscais de Atividades Econômicas do Município, Felipe Santa Cruz, do Escritório Machado Silva Consultoria Jurídica, não há lei ordinária que determine pagamento de contribuição sindical aos funcionários públicos estatutários.

Pódio
O Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a única instituição de pós-graduação das Américas a ter uma equipe de estudantes no pódio do e-Strat Challenge, jogo de estratégia de negócios promovido pela francesa L”Oréal. O time EMIOdeon, o primeiro do Coppead formado exclusivamente por mulheres, só ficou atrás da equipe campeã TSL, da National Cheng Chi University (Taiwan), e da segunda colocada PowerUp, do Institut Teknologi Bandung (Indonésia).

Ação&reação
Um experiente operador do mercado financeiro ironiza os analistas que sustentam que, com a obtenção do grau de investimento, o momento é das ações de segunda linha, algumas das quais experimentam alta superior a 100% em apenas quatro dias: “É a terceira Lei de Newton: tudo que sobe, cai.”

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorRisco do risco
Próximo artigoTribunal
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.