Rating

Noventa e um porcento dos títulos Residential Mortgage Backed Securities (RMBS) emitidos em 2007 e 93% dos emitidos em 2006 – todos lançados com classificação de risco AAA – hoje são considerados lixo (junk), revela o senador Carl Levin, da comissão do Senado dos EUA que investiga Wall Street.

Reino encantado
Quem se interessou pela proposta de Fabio Giambiagi, do BNDES, de criar um parque da Disney no Rio deveria ler o livro Parques temáticos: legislação, investimento, mercado, editado em 1998 pela Universidade Candido Mendes. Na publicação, podem ser lidos vários artigos, elaborados a partir de seminário realizado dois anos antes. A apresentação, por exemplo, é de Pio Borges, vice-presidente do BNDES à época. Ele cita os bilhões que serão investidos em turismo, especialmente em parques temáticos, com apoio entusiástico do banco.
Outros técnicos do BNDES, tais quais Giambiagi hoje, enumeram os benefícios de investimento em parques temáticos; um texto apresenta os fundos de pensão como alternativa para investimento no setor. No capítulo final, um artigo é imperdível: “O Rio como pólo mundial de lazer: Terra Encantada”.

Fantasia
Antes que o Pateta chegue, é bom alertar: não toquem em parque temático com técnicos de fundos de pensão; especialmente, não se deve falar em Hopi Hari na Previ.

Sugestão
Se for por falta de espaço, esta coluna sugere instalar a Disney no bairro do Recreio, na Zona Oeste, no terreno que já foi ocupado pelo Wet”n Wild.

Moda Rio
Começa dia 29, nos armazéns do Cais do Porto, o Rio-À-Porter – salão de negócios de moda e design do Fashion Rio – que vai até dia 1º de junho. São Paulo enviará o maior número de compradores, com 18,6%, seguido de Pernambuco e Santa Catarina, com 8% cada; Espírito Santo, com 6,3%; e Minas Gerais, com 5,5%. Já os compradores internacionais vêm da Itália, Inglaterra, Líbano, Emirados Árabes, Austrália, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Canadá, Holanda e Grécia.

Mais de 60
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o Brasil será o sexto país com maior população idosa. Com o crescimento no número de velhinhos, apareceu um novo serviço: o de cuidadores de idosos. Na Kanguruh Terceira Idade, por exemplo, a procura por profissionais que tomam conta de quem já passou dos 60 anos é grande. Até curso de especialização é oferecido para quem vai trabalhar no ramo.

Deslizamento
Vinte municípios do Rio de Janeiro foram identificados como de alto risco de deslizamentos. Oito deles serão mapeados este ano pelo governo estadual; 12 ficarão para o ano que vem. O DRM/RJ, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, realizará licitação nesta segunda-feira para contratar consultoria em geologia e cartografia de risco. O valor estimado para os serviços é pouco superior a R$ 1 milhão. A licitação será realizada às 14h30 na Rua Marechal Deodoro, 351, Centro de Niterói.

Direito
O especialista em Direito Econômico Irapuã Beltrão realiza neste sábado a palestra “Direito Tributário, tendências e novas diretrizes” durante a Expo Direito, no Clube Ginástico Português, no Rio. Mais informações: www.expodireito.com.br

Haja pré-sal
“A produção mundial de petróleo em 2008 foi de 86 milhões de barris/dia e a expectativa para produção mundial de petróleo em 2030 é de 31 milhões de barris/dia – sem novas descobertas e com declínio. Mas a demanda global por petróleo em 2030 será de 106 milhões de barris/dia. Teremos um déficit de 75 milhões e barris/dia, que poderá ser suprido por novas descobertas; fontes alternativas de energia; maior eficiência energética, dentre outras”, explicou Antonio Carlos Porto Araujo, consultor de energia sustentável da Trevisan, durante o seminário “Pré-Sal: uma revolução no modelo de exploração do petróleo”, realizado pela Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo.

Artigo anteriorO obeso BC
Próximo artigo4 x 1
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.