Ponta do iceberg

Estudo divulgado pela britânica BDO Stoy Hayward, da rede BDO, indica que o Reino Unido registrou perdas de 960 milhões de libras (mais de R$ 3 bilhões) em fraudes que se tornaram públicas entre o início de dezembro de 2008 e o final de maio de 2009. O resultado apurado na atualização semestral do estudo da empresa de auditoria é pouco menor do que o registrado ao longo de todo o ano passado, quando o relatório anual de fraudes “FraudTrack 6” contabilizou desvios equivalentes a 1,2 bilhão de libras. Na comparação entre os valores atuais e os dados de período equivalente em 2008, houve alta de 36%.

Uva 100%
A promoção do suco de uva no Brasil e no exterior receberá R$ 1,7 milhão, em ações que serão realizadas até fevereiro de 2010. O investimento faz parte do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva. O suco de uva natural e integral é feito 100% com a fruta, ao contrário dos refrescos, que a têm apenas 10% de uva, e os néctares, que possuem até 30%. Os polifenóis, que combatem os radicais livres, que fazem o vinho ser recomendado pelos médicos, estão também presentes no suco de uva.

Se vira nos 20
O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e membro do Fórum Nacional dos Trabalhadores da Construção Naval, Maurício Ramos, afirmou que o estaleiro carioca Sermetal não paga o salário integral de seus funcionários desde maio. Só efetua pagamentos de valores que variam de 20% a 75% do salário. Além disso, o estaleiro não deposita o FGTS há três anos, denuncia. Ramos ressaltou que a empresa demitiu, em julho de 2008, mais de 200 trabalhadores, que não receberam suas indenizações.

Histórico
O Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deve ser inaugurado em 2010. O museu fica no local onde, por mais de 70 anos, funcionou o 1º Tribunal do Júri. O último julgamento, presidido pelo juiz Fábio Uchoa Pinto de Miranda Montenegro, foi realizado em 5 de maio, com a absolvição de Wilson Silva da Cruz, acusado de homicídio. Para o advogado Marcos Espínola, a decisão brindou essa audiência histórica, fechando um ciclo na justiça carioca.

Repressão
Segundo a Missão Internacional de Solidariedade, Observação e Acompanhamento a Honduras, mais de mil pessoas foram detidas pelas Forças Armadas do país nas estradas que levam à cidade de El Paraiso, e impedidas de receber água e comida. Os manifestantes são contrários ao governo golpista de Roberto Micheletti e tentavam apoiar o retorno do presidente deposto, Manuel Zelaya, que tentou ingressar em Honduras por aquela região, na fronteira com Nicarágua. O bloqueio das estradas e a detenção de manifestantes são mais intensos nas cidades de Alauca e Arenales, a dez quilômetros da fronteira, informa a agência Adital, que ajuda a quebrar o bloqueio da grande mídia – que finge criticar os golpistas – à situação na região.

Desprezo mútuo
No seminário Internacional de Mídia sobre a Paz no Oriente Médio, promovido pela ONU no Itamaraty, Rio, idéias antigas e simples prevaleceram, como o fim das agressões a civis e o livre acesso da imprensa nas áreas de confronto. Beatriz Bissio, editora de Cadernos do Terceiro Mundo, sugeriu a formação de uma rede de jornalistas pela paz na região. O que não prevaleceu no encontro, apesar de alguns elogios ao discurso de Barack Obama no Cairo, Egito, foi a esperança nas lideranças atuais. “Minha pesquisa de mestrado mostrou que os dois lados acusam a mídia de ser tendenciosa. É preciso transformar o padrão de desprezo mútuo pelo do acolhimento”, defendeu uma jornalista judia egípcia, refugiada em Israel desde 1948.

Pretíssima
“A caixa, que já era preta, ficou pretíssima.” O comentário, sobre a contabilidade do Banco Central (BC), é do ex-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) Dércio Garcia Munhoz. O economista, que denunciou ao MM que o BC não divulga balancetes desde abril, criticou também a maneira como é contabilizada a dívida pública. “É um critério maroto”, definiu.

Artigo anteriorPobreza
Próximo artigoAlforria
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.