Neoliberalismo na prática

Segundo economistas do banco SociétéGenerale, citados pelo Financial Times, os rendimentos ajustados pela inflação da quinta parte mais bem paga da população dos EUA aumentou 60% desde 1970, ao mesmo tempo em que caiu mais de 10% a fatia do restante. Somente a família Walton, da rede Wal-Mart, é mais rica que todo o terço inferior da população dos EUA – cerca de 100 milhões de pessoas, compara o boletim eletônico Resenha Estratégica.

Faça sua parte
O descarte do lixo tecnológico preocupa os usuários de informática: 64% dos entrevistados em pesquisa feita pela fabricante de impressoras Lexmark acreditam que a eliminação dos cartuchos é a principal causa da poluição, enquanto 46% acreditam que o papel é o maior poluente do meio ambiente.
A desconfiança em relação ao trabalho das empresas parece reforçar a preocupação com o descarte de produtos: apenas 37% dos entrevistados na Europa acreditam que os fabricantes fazem o suficiente em termos de reciclagem, assim como 46% dos norte-americanos; a média global de 39%.
Nove mil dos 10 mil entrevistados de 21 países preferem reparar um dispositivo em garantia em vez de eliminá-lo; 84% estariam mais dispostos a comprar um produto se o fabricante mostrar mais respeito pelo ambiente; 75% se sentem culpados quando imprimem páginas desnecessárias; 95% dos brasileiros responderam estar dispostos a comprar produtos tecnológicos de fabricantes que se preocupam com a reciclagem.

Pré-sal é nosso
Garantir a soberania na gestão dos estudos e da exploração do petróleo da camada pré-sal sob administração da Petrobras foi o mote do ato realizado na manhã desta segunda-feira na Assembléia Legislativa do Paraná. O evento, que contou com participação do presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, e de entidades como a CUT, decidiu pela formação de uma frente parlamentar em defesa da companhia. O líder do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, afirmou que a Petrobras é um instrumento de liberação do povo brasileiro.

Asfixia
O CDL e o Sindilojas do Rio de Janeiro comemoram antecipadamente, nesta terça, o Dia do Comerciante, com a realização de um painel sobre o “Sufocamento tributário do empresário brasileiro”. Participam dos debates as contabilistas Marta Arakaki, da Associação Comercial; Márcia Tavares, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis; Vitória Maria da Silva, do Sindicato dos Contabilistas, e a advogada tributarista Rose Marie de Bom. O evento será na sede do Sindilojas (R.da Quitanda, 3, 10º andar, Centro).

Vendo em dobro
Quem ainda não se conscientizou de que beber e dirigir não combinam acaba de ganhar mais um motivo para refletir: o Detran-RJ está treinando mais 31 servidores para atuarem em ações de fiscalização do órgão e nas operações Lei Seca. A previsão é de que, na próxima semana, o grupo passe a reforçar a equipe atual de 26 agentes de trânsito. São, em média, quatro operações por dia, de segunda a sexta. Mais de 6.300 veículos já foram apreendidos.

Novo
Os desafios da inovação serão debatidos nesta quarta, no lançamento do movimento Novas Perspectivas sobre Inovação para o Brasil. A iniciativa nasceu da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento será na ESPM (R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – São Paulo/ SP), a partir de 9h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], com nome, empresa, cargo e telefone.

Judiciário
O Sistema Judiciário Brasileiro será tema do debate, nesta terça-feira, com o desembargador Murta Ribeiro no XXXV Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-Rio). Coordenado pelo comandante Milton Tito, o ciclo visa a preparar cidadãos brasileiros para pensar e colaborar na obtenção de soluções viáveis para os problemas brasileiros. Informações: (21) 2221-0373.

Artigo anteriorSaudável
Próximo artigoSem crédito
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.