Neoliberalismo em queda

O boletim eletrônico Resenha Semanal comparou as votações obtidas pelos três maiores partidos nas eleições presidenciais no México em 2000 e 2006. Vê-se que:
– O Partido Ação Nacional (PAN), governista, cujo candidato à Presidência era Felipe Calderón, recebeu 17,36% de votos a menos que em 2000;
– O Partido Revolucionário Institucional (PRI) recebeu 39,66% menos votos que em 2000;
– O Partido da Revolução Democrática (PRD), cujo candidato, Andrés Manuel López Obrador, contesta o resultado da eleição, teve 107,71% de votos a mais que em 2000.

Dez para uma
Para cada adulto da classe A/B, há 5,5 da classe C/D. “Esta taxa salta ainda mais quando avaliamos o futuro desta população. Para cada criança A/B há 10,5 na faixa de renda C/D”, explica Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular instituto de pesquisa e consultoria especializado neste mercado de 45 milhões de lares. Para o consultor, a chave está em entender como pensa este consumidor, e não é pensando que basta baixar o preço. “Estes 6 milhões de pessoas que migraram para a classe média apresentam valores próprios. Não adianta usar o mesmo canal, produto e estratégia de comunicação”, complementa.

Travesseiro
Metade dos brasileiros não dorme bem, mostra pesquisa realizada pelo laboratório Roche que, junto com a companhia de colchões Ortobom, organiza a II Semana Brasileira do Sono, de 24 a 28 de julho, nas principais cidades brasileiras. O objetivo é alertar para os problemas da insônia. A pesquisa não revela, mas pode-se especular que, entre as causas das noites mal dormidas, está a falta de dinheiro no bolso.

A melhor
O Check-up Tool, software brasileiro para análise de riscos e gestão do conhecimento desenvolvido pela Módulo Security, foi premiado no último dia 12, durante o Microsoft Worldwide Conference, como a melhor solução de segurança do mundo na categoria Security Management. Realizado anualmente, o evento reúne executivos e profissionais de todo o mundo. A edição 2006 foi realizada em Boston, nos Estados Unidos. “Ser eleita a melhor dentre as melhores é sensacional”, resume Alberto Bastos, sócio-fundador da Módulo.

No Sul da África
Dia 25, o professor Bayard Boiteux, diretor do curso de Turismo da UniverCidade, embarca para Cape Town. Vai ministrar palestras para autoridades e estudantes sobre planejamento turístico e políticas públicas no Brasil, além de buscar parceria de estágio para os alunos de turismo.

Construção
O Happy Hour Empresarial da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-Rio) fará homenagem, dia 24, ao presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro, Roberto Kauffman. Ele receberá do presidente da ADVB-Rio, Aleksander Santos, uma placa de reconhecimento por desenvolver projetos preocupados com o desenvolvimento social e econômico do país. O encontro acontecerá no Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio.

CC-6
A demora no tão prometido “pacote cambial”, defendido pelos ministros Mantega e Furlan para impedir a deterioração da balança comercial brasileira, revela o quão grande anda a briga interna no governo. Prometido sempre para “o final da próxima semana”, o pacote é sucessivamente adiado há pelo menos três meses. A confusão de medidas e a provável brecha que será aberta para manipular entrada e saída de dólares justificam a disputa intestina.

Brasil
Entrou no ar virtual, segunda-feira, o site o Centro Celso Furtado. Quem gosta do Brasil e defende o desenvolvimento tem o dever de clicar em www.centrocelsofurtado.org.br

Artigo anteriorFuturo?
Próximo artigoMundo novo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.