Mais do mesmo

A adoção de medidas para estimular o consumo, como redução de impostos e liberação do compulsório, ao mesmo tempo em que é mantida a mais elevada taxa de juros do planeta não é um exemplo da contradição que permeia a política econômica do Governo Lula. Antes, é um exemplo de prioridade: ao estimular a liquidez e levar o consumidor a pagar salgados juros, está continuando a brutal transferência de renda para o setor financeiro, marca da equipe econômica tucano-petista.

Cifrado
Nota do Ex-blog, do prefeito do Rio, Cesar Maia: “Brasileiros de vários tipos, empresários, políticos, filhos de ricos, ricos, dirigentes do sistema financeiro público e privado, autoridades governamentais, sem se esquecer dos que gostam de números pares e preferem o caixa dois, foram atingidos no Brasil pelo tsunami Madoff. As perdas são significativas. Este Ex-Blog se compromete a não dar nomes.”

Viva o verão
A crise não assustou a Nestlé no Brasil, que fala em um “cenário promissor para o período do verão” e investe em lançamentos que visam a incrementar em até 25% as vendas na sua linha de sorvetes. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), cerca de 70% dos 505 milhões de litros produzidos no país são consumidos entre setembro e março. A multinacional suíça aposta na linha de produtos com apelos à saúde e boa forma, com redução de gorduras e calorias.

Papel de pedra
Em tempos de ecologia, surge no Brasil um papel produzido sem que uma árvore tenha sido derrubada. Trata-se do papel de pedra (ou papel mineral), sem celulose. Ele tem como matéria-prima um pó mineral inorgânico, o cálcio carbonato. O papel de pedra também dispensa processamento químico ou água em sua produção, evitando a poluição do meio ambiente. Além disso, pode ser reciclado diversas vezes sem os componentes químicos utilizados na reciclagem do papel tradicional. Se for descartado, leva, no máximo, 12 meses para se decompor, deixando apenas traços de pó mineral.
A Serinews, que importa o produto apostando na “responsabilidade ecológica”, enumera outras vantagens: é imune à ação de bactérias, à prova d”água e não amarela. O papel mineral pode ser empregado em qualquer tipo de impressão e utilização, incluindo rótulos e embalagens.

Mais simples
Reformada e com capacidade duplicada, será reinaugurada nesta quinta a unidade do Rio Simples na Central do Brasil. O posto centraliza uma série de serviços para o cidadão. Em junho de 2009 será criado o Rio Poupa Tempo. Também coordenado pela Junta Comercial (Jucerja), o programa terá duas unidades – uma na Zona Oeste e outra na Baixada Fluminense – funcionando como um super Rio Simples, com cinco vezes mais espaço e capacidade de atendimento, além da presença de outros órgãos públicos e empresas prestadoras de serviços.

Chamada final
Termina nesta quinta o prazo para juízes eleitorais de todo o país diplomarem os prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2008, de acordo com o calendário eleitoral (Resolução 22.579) determina pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Prefeitos e vereadores eleitos que não apresentaram a prestação de contas da campanha não serão diplomados e não tomarão posse no dia 1 de janeiro de 2009.

Mudo
Avaliação de Lula, na reunião dos chefes de governo latino-americanos, em Sauípe (BA), sobre a região, que passou “séculos” sem que seus países construíssem algo em comum e até mesmo sem conversarem entre si: “Éramos um continente de surdos, que não nos enxergávamos.”

Furacão
De Paul Krugman, em entrevista ao jornal argentino Clarin: “Se o desemprego chegar aos dois dígitos, 12 milhões de norte-americanos ficarão abaixo da linha de pobreza e 10 milhões sem cobertura médica.”

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorSurfando
Próximo artigoPapai Noel Cultural
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.