Em família

O IBGE dá posse hoje ao seu Conselho Técnico, que tem a missão de “contribuir para  a discussão do planejamento estratégico” e aumentar “a transparência e o vínculo com a sociedade”. Caminhos tortos para se alcançar esses objetivos. O conselho, presidido por Sérgio Besserman Vianna, presidente do IBGE, terá como conselheiros: José Guilherme dos Reis, representante do Ministério do Planejamento e Orçamento; Edward Amadeo, do Ministério da Fazenda; Leonardo Rolim Guimarães, do Ministério do Trabalho e Emprego; general-de-brigada Armindo Carvalho Fernandes, do Ministério da Defesa; Eduardo Augusto Guimarães, presidente do Banco do Brasil; Elza Berquó, presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, criada por FH em 1995; Simon Scchartzman, ex-presidente do IBGE; e Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, diretor da Tendências Consultoria Integrada;. Da “sociedade” almejada pelo IBGE figuram apenas o petista ultra-light Cristóvam Buarque, ex-governador do Distrito Federal e professor da Universidade de Brasília; e Bertha Koiffman Becker, professora Departamento de Geografia da UFRJ.

Mãe
Se a cotação da energia elétrica no Mercado Atacadista (MAE) permanecer em torno de R$ 460 (cotação do Sudeste), as tarifas para os consumidores terão aumento de três pontos percentuais acima da inflação. As distribuidoras que pagarem a mais pela energia no mercado livre terão seus custos compensados no reajuste anual, de acordo com os generosos contratos de concessão. Esse aumento extra aquece a possibilidade de intervenção nos preços do MAE, fixando um teto.

Júri
O impacto do racionamento sobre a arrecadação dos estados – principalmente via ICMS – vai colocar os governadores diante de escolha crucial: desobediência civil à Lei de Responsabilidade Fiscal ou promoção de brutal arrocho nos investimentos dos estados. Em 2002, as conseqüências da escolha serão julgadas pelo eleitorado.

Na rede
A HSM, empresa especializada em treinamento de executivos, está entrando na área de educação através da Internet. O HSMeducation contará, na fase inicial, com dez cursos sobre os principais temas de gerência. Todos foram desenvolvidos com especialistas na área: William Ury, Karl Albrecht, Peter Senge, Robert Camp, Ben Shapiro, entre outros. Philip Kotler, um dos papas do setor, estará participando do lançamento do seu primeiro curso on-line no Brasil, no dia 5 de junho, no Teatro Alfa Hotel Transamérica – São Paulo.

Sem fundamento
A Unicamp, em nota divulgada ontem, disse que não tem fundamento a afirmação de que técnicos da universidade “esquadrinharam” o computador de Ivar Alves Ferreira, funcionário do Prodasen e marido da ex-diretora do órgão Regina Borges. Segundo a nota, os professores da Unicamp analisaram os sete computadores instalados na sala de controle do sistema de votação eletrônico do Senado Federal. “Em nenhum momento foi solicitado à Unicamp a análise de computadores de funcionários do Prodasen localizados fora dessa sala”. Ainda segundo a nota, a “apreensão e posterior perícia no computador de Ivar Alves Ferreira só foi feita pela Polícia Federal dias após a entrega do relatório final da Unicamp”.

Iluminado
No Rio, o governo estadual ainda tem gorduras energéticas para cortar. No prédio da Nilo Peçanha que concentra várias secretarias (Banerjão), os halls dos elevadores continuam com todas as luzes acesas. Apesar de serem de baixo consumo, metade delas poderia ser desligada sem prejuízo da iluminação.

Síndrome vascaína
Afetado pela crise na Argentina e por seus próprios problemas internos, o Brasil vê o real – que já perdeu 20% de seu valor frente ao dólar – na triste posição de segunda moeda brasileira mais enfraquecida do mundo em 2001, depois da lira turca. O Ibovespa também acumulava a segunda pior performance, depois do mercado de ações da Indonésia. Igualmente vices são os títulos brasileiros, que só perdem para os da Argentina este ano em desvalorização.

Artigo anteriorFragilidade
Próximo artigoEntrando no túnel
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.