Custo menor

A Cobra também apresenta, na exposição Ciab”2004, uma rede de compartilhamento de transações bancárias no Brasil, com capacidade para 100 milhões de transações ao mês. Com esta rede, a empresa pretende unificar os caixas automáticos dos bancos, bem como dos milhares de correspondentes bancários do país, a custos muito menores que os atuais.

Mascate
Países visitados pelo presidente Lula têm aumentado as compras externas do Brasil acima da média. É o mostra levantamento do ministro do Desenvolvimento, Luiz Furlan. Segundo Furlan, esse comportamento foi constatado em Namíbia (49% de crescimento das exportações brasileiras), Egito (97%), Venezuela (71%), Líbano (46%), Líbia (52%), África do Sul (40%), Espanha (35%)e  Portugal (25%): “O presidente Lula abre portas, ruas e avenidas que são ocupadas pelos empresários brasileiros e que se transformam em resultados. Portanto é um ótimo investimento que se paga rapidamente”, ressaltou o ministro, acrescentando que “qualquer coisa que se produza no Brasil, tem alguém no mundo querendo comprar; precisamos é encontrar o comprador”.
Segundo Furlan, o mesmo fenômeno foi constado em países com relações comerciais de baixa densidade, como a Síria, para o qual as exportações brasileiras saltaram de US$ 8 milhões para cerca de US$ 74 milhões, um avanço de nove vezes: “Isso é uma resposta para quem, não tendo conhecimento desses números, diz que as viagens presidenciais são mais festivas do que produtivas”, argumenta.

Pelo menos
Depois do Movimento Pela Ética na Política, vem aí o Movimento Pela Ética na Corrupção. Seus criadores dizem terem se inspirados nas ações dos integrantes dos Vampiros da Saúde, quando a ação do grupo levou doares de sangue a suspenderem as doações, revoltados por verem ser convertidos em propina um gesto fruto da generosidade. Com isso, pacientes crônicos foram duplamente prejudicados pela ação de corruptos. Para quem encara a ação do novo movimento com ceticismo, seus integrantes lembram que até facínoras enjaulados têm rígido código de conduta contra estupradores e assassinos de crianças.

Destino
Turismo, Inclusão Social e Cidade é o tema da palestra que o professor Bayard Boiteux, que dirige o curso de Turismo da UniverCidade, faz hoje sobre no Fórum Estadual de Turismo, organizado pelo Sebrae em Ipatinga (MG). Ele vai mostrar a importância do direito da Cidade e do planejamento urbano e ambiental na formação de um destino turístico.

Sacola
Liminar concedida ontem pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu os efeitos da Lei 180-A/2001 que obrigava o comércio em geral a utilizar embalagens de papel reciclado, ao invés das de plástico. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Rio de Janeiro (Simperj), José da Rocha Pinto, a produção de uma sacola de papel reciclado consome até três vezes mais energia do que uma plástica – derrubando o apelo ecológico da medida – e chega a custar três vezes mais. Se a lei entrasse em vigor no município do Rio, até as cooperativas de catadores seriam prejudicadas, “pois é mais vantajoso para elas coletarem embalagens plásticas, que além de gerar melhor remuneração são mais práticas de coletar do que as de papel”, frisou José da Rocha.

Excomunhão?
Quem assistiu na madrugada de ontem ao programa Fala que eu te escuto, da TV Record, ficou com a forte impressão de que está chegando ao fim o casamento entre a governadora Rosinha Garotinho e o secretário de Segurança, Anthony Garotinho, com a emissora do bispo Macedo. Como naquela TV vigora o centralismo divino, as pesadas críticas dirigidas pelos apresentadores do programa ao casal revelam que a relação entre os Garotinhos e a Universal, dona da Record, virou pó.

Artigo anteriorTe cuida, Gates
Próximo artigoTe cuida, Gates
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.