China 15 x 1 Brasil

O Brasil continua apresentando um desempenho medíocre na área de patentes. O ranking de 2008 do escritório norte-americano do ramo, USPTO, registra apenas 101 patentes para o Brasil, contra 1.546 para a China, 636 para a Índia e 152 para a Malásia, que nos ultrapassou em 2007. Segundo a Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), esse resultado mostra que as políticas públicas brasileiras de apoio à inovação tecnológica têm sido completamente inócuas. Enquanto isso, o montante do nosso déficit no balanço de pagamentos com licenciamento de patentes e tecnologia alcançou US$ 5 bilhões, com aumento de 18% em relação a 2007.

Imaginário indiano
Ela produz mil filmes por ano e vende cerca de 3 bilhões de ingressos para salas em que cabem até 3 mil pessoas. Os números não são do cinema estadunidense. A maior indústria de filmes da Terra é a indiana Bollywood, que produz quase o triplo dos feitos por Hollywood. A demanda é tão grande que os produtores aproveitam o mesmo set de filmagem para gravar dois filmes ao mesmo tempo. Entender como a indústria cinematográfica ganhou esse vulto num país em desenvolvimento cheio de carências é o objetivo do Diário de Bollywood – Curiosidades e segredos da maior indústria de cinema do mundo (Summus Editorial), do jornalista Franthiesco Ballerini.

Identidade
A capacidade de representar simbolicamente seu próprio imaginário não resulta apenas numa atividade econômica poderosa. Também tem implicações políticas fundamentais. Diante da poderosa indústria da Índia, os filmes de Hollywood, segundo Ballerini, ocupam apenas uma fatia pouco maior de 8% daquele mercado. A indústria cinematográfica estadunidense, no entanto, está de olho na produção indiana. O autor conta que, enquanto estava na Índia para coletar o material para o livro, notou “a quantidade enorme de executivos ocidentais fazendo contatos com a indústria indiana, na tentativa de abocanhar um mercado que vende 3 bilhões de ingressos por ano”.

Tempo real
A rápida circulação das informações; a maior capacidade de organização da sociedade, que pode saber de tudo o que acontece em qualquer canto do mundo em tempo real; e a comunicação sem interferência entre as pessoas são abordados no livro O Marketing da Nova Geração – Como competir em um mundo globalizado e interconectado (Campus), escrito pelo diretor de Inovação da Nestlé Brasil, Mario Castelar. Ele mostra os desafios do marketing para o século XXI e apresenta propostas para enfrentá-los. O lançamento no Rio será nesta sexta-feira, às 19h, na Livraria da Travessa (Ipanema).

Informação imprecisa
O Banco Santander e seus diretores Gustavo Adolfo Funcia Murgel e Henry Singer Gonzáles apresentaram proposta de pagamento à CVM de R$ 50 mil cada um para encerrar investigação em que foram acusados, na qualidade de instituição intermediária em uma oferta pública de distribuição secundária de ações, de não assegurar “a precisão e conformidade das informações fornecidas”. Bom, pelo menos os investidores brasileiros estão melhor que os espanhóis, onde o Santander vendeu cotas do fundo de Madof.

Além-mar
A economia portuguesa está muito mais equilibrada do que parece de longe, relata brasileiro que chegou a Lisboa esta semana. Os reflexos da crise estão sendo absorvidos com poucos traumas. Há algumas demissões, mas nada que se possa dizer que está ocorrendo dispensa em massa no país.

Artigo anteriorGordura
Próximo artigoAção entre amigos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.