A ser vencido

“O Banco Central de Henrique Meirelles não é suicida. Na verdade ele joga contra os interesses nacionais”. A frase é do o economista Marcos Coimbra, colaborador do MM e integrante Centro Brasileiros de Estudos Estratégicos (Cebres), ao comentar previsão da ONU de que o Brasil poderá crescer apenas 0,5% em 2009.

Rio Branco se remexe
Milernamente, relações exteriores têm a função de exercer a defesa dos interesses nacionais por meios diplomáticos. No entanto, a acreditar-se na coalizão que manifesta seu desconforto com a política brasileira de integração regional, a função do Itamaraty deveria ser rebaixada à estranha combinação da defesa dos interesses dos financiadores de campanha com a dos anunciantes de setores da mídia tupiniquim.

Mito e utopia
“O Brasil em Evidência: a Utopia do Desenvolvimento” é o tema de seminário que a Fundação Getúlio Vargas realiza nesta terça-feira. Na mesa “Celso Furtado e o Mito do Desenvolvimento Econômico”, às 14h, participam o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, o professor Alex Toríbio e o economista Mauricio Dias David, do Centro de Estudos para o Desenvolvimento e do Conselho Editorial do MONITOR MERCANTIL. Será na R. da Candelária, 6 – Centro – RJ.

Decente
Segurança e saúde do trabalhador do setor naval é o ponto de partida do seminário “Indústria Naval: Trabalho Decente”, com a presença de especialistas e autoridades brasileiras e de países do Mercosul. O evento é organizado pelo Ministério do Trabalho, em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Naval (Sinaval) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Será dia 12, no auditório do 2º andar da Firjan (Av. Graça Aranha, 1 – Centro – RJ).

Simulação
O médico Dan Raemer, diretor do Centro de Treinamento da Universidade de Harvard, faz palestra, nesta quinta-feira, às 16h, no Centro de Treinamento Berkeley, na Torre do Shopping Rio Sul, no Rio, sobre “Passado, presente e futuro da simulação médica”. O evento marca a criação da Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica.

Previdência
“A Previdência Social e seus reflexos no magistério” é o tema do  seminário que a Comissão de Professores Aposentados e Pensionistas (Copap) do Sindicato dos Professores (Sinpro-Rio), realiza, nesta sexta-feira, às 9h, na sede do sindicato, na Rua Pedro Lessa 35/2º andar. Na pauta: “A interferência da sociedade civil sobre os projetos de leis que tramitam no Legislativo sobre assuntos previdenciários” e “A aposentadoria especial do professor”, com a presença de Ieda Gaspar, presidente da Federação Estadual de Aposentados e da juíza federal Salete Macaloz.

Crise
“A crise global e suas conseqüências na indústria gráfica” é o tema do debate que a Abigraf realiza na próxima quinta-feira, com o ex-superintendente geral da Bovespa e BM&F Horacio de Mendonça Netto e a economista e coordenadora do departamento de economia da associação, Patrícia Marrone. O evento acontece no auditório da Escola Senai (R. Bresser, 2315, Moóca, São Paulo). Informações e inscrições: [email protected].org.br

Brincadeira perigosa
O videogame pode ser tão nocivo para as crianças como o uso de drogas ilícitas e álcool. Longe de ser brincadeira, o assunto é tão sério que o III Simpósio Nacional de Neurociência e Aprendizagem – Fronteiras no Século 21, que será realizado pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, entre os próximos dias 5 e 6, incluiu em sua programação uma mesa para discutir o tema. O debate Abuso e dependência de álcool, drogas e vídeo game: como identificá-los e enfrentá-los? será no próximo dia 5, às 16h. A Santa Casa da Misericórdia fica na Rua Santa Luzia 206, no Centro do Rio. Quem quiser participar, deve se inscrever pelos telefones 2533-0118 ou 2221-4896 ou pelo [email protected]

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorPneumonia, não!
Próximo artigoO autor, o autor
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Quem ganha com desempenho do PIB brasileiro

Setores beneficiados pelo dólar crescem, enquanto desemprego bate recorde.

Alta recorde de commodities vai continuar por quanto tempo?

Diante de juros baixos, especulação vai para ativos reais.

Projeto de AMLO não atrai classe média mexicana

Presidente consegue vitórias nas eleições, mas perde voto urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Anvisa, vacinas e mortes

Por Pedro Augusto Pinho.

Só 2% de 1,3 bi de pessoas receberam dose da vacina na África

Continente precisa de 225 milhões de doses para cumprir meta até setembro.

Unctad: Após covid planeta deve ter recuperação mais verde e inclusivo

Fórum promove o diálogo sobre como o comércio pode contribuir para um mundo mais próspero, inclusivo e sustentável, que beneficie as pessoas.

Ethimos abre 34 vagas de emprego no estado de SP

Oportunidades são para a capital e oito cidades do interior.